Será que custa tão caro mesmo troca o óleo do câmbio automático?
Já que ciência é sinônimo de objetividade, vamos começar com uma demonstração matemática simples:
O óleo do câmbio dura no mínimo 50 mil km, já o óleo do motor dura na melhor das hipóteses, 10 mil km. Vamos usar estes números e os respectivos custos para troca para esta verificação simples, na ponta do lápis:
Custo para trocar o óleo do motor: R$400,00 / 10.000km = R$0,04/quilômetro rodado.
Custo para troca óleo do câmbio: R$2000,00 / 50.000km = R$0,04 / quilômetro rodado.
Como é fácil constatar, na pior das hipóteses o custo é o mesmo.
Considere então que a troca demanda uma máquina que custa em torno de R$50.000,00, dois funcionários e é feita em cerca de duas a três horas de trabalho, além do litro do óleo chegar a custar cerca de 10 vezes mais, o valor agregado termina sendo uma verdadeira pechincha.Então, antes de que as lágrimas escorram pelas suas faces, encare a matemática de frente como acabamos de demonstrar acima.
Tá, mas por que o óleo de câmbio custa "10 vezes mais caro"?
É uma questão de tecnologia requerida para atender as condições de trabalho. Na prática, o óleo de câmbio automático custa muito mais que o óleo comum de motor porque além de ser importado (não existe produção de óleo de câmbio automático de alto padrão no Brasil), possui uma constituição molecular altamente complexa que exige anos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Produzir um óleo que seja capaz de reproduzir o efeito "velcro" (como no caso do câmbio CVT) em peças metálicas através da organização do nível químico e molecular de sua fórmula requer um nível único de investimento por parte da indústria. Da mesma forma, suportar os níveis de pressão e temperatura de trabalho dentro de uma transmissão automática também demanda fluidos altamente técnicos. Lembre-se que o câmbio automático é uma máquina hidráulica e o óleo possui uma função ativa, bem mais complexa que o óleo de motor que apenas lubrifica.
Outra questão diz respeito à durabilidade, já que o óleo de transmissão automática dura muito mais que qualquer outro, lembrando que os melhores óleos de motor precisam ser trocados a cada 10 mil km no máximo enquanto que 50 a 150 mil km é a expectativa média de vida do fluido ATF.
Numa eventual quebra, um câmbio automático custa muito mais caro que um motor para consertar porque trata-se de um dispositivo muito mais complexo e sensível requerendo mão de obra especializada. O óleo é igualmente diferenciado, então quando tentamos diferenciar câmbio automático de uma retífica, por exemplo (o conserto mais complexo que pode ser feita em um motor), podemos fazer um paralelo entre uma cirurgia ortopédica e uma neurocirurgia cerebral. Tudo aqui é mais delicado, complexo e crítico.
Então, não se assuste, embora o valor pago na hora da troca seja mais alto, ele se dilui nos quilômetros rodados e na sua segurança e de sua família.
Mantenha o óleo da transmissão em perfeitas condições e você garantirá a longevidade de sua transmissão automática.
.....................................................................................................................
Excelentes artigos para leitura
Oficina e dicas
Sonhos e realidades do reparo de Corpo de Válvulas
Audi e VW
Linha Francesa
Ford, GM, Fiat
Asiáticos
Artigos no site da Solupeças
Comments