top of page
  • Foto do escritorEquipe Automatik - Sivuca

Um guia para as luzes espia de seu carro

Atualizado: 27 de set. de 2019

Este é um pequeno guia para ajudar você a identificar a infinidade de luzinhas que acendem e apagam no painel do carro.

Vamos começar pelas mais básicas que praticamente todo carro tem:



1. Luz indicadora de temperatura alta – GRAVE – Problemas no sistema de arrefecimento, pode ter furado uma mangueira do radiador, melhor parar o carro e chamar socorro. Se você persistir, o aquecimento excessivo poderá destruir seu motor e causar um bom prejuizo. Por algum motivo muito sinistro, os carros não possuem um auto-off quando esta luz acende, você não acha isso feio?

2. Check de motor – existem vários dispositivos e sensores conectados a esta lâmpada, quando algum deles não exibe o comportamento esperado, ela acende. Significa que pode haver algum problema com o sistema de injeção, nada muito grave, dá até para continuar rodando assim, mas é preciso descobrir o que houve. Entre as consequências, seu carro poderá começar a gastar muito combustível e a emitir muita fumaça.

3. Luz da pressão do óleo – GRAVE – problema grave, a pressão do óleo caiu. Isso significa que há pouco óleo no motor ou a bomba de óleo quebrou. Pare o carro e chame o socorro. Em nossa opinião, o carro também deveria se desligar automaticamente quando esta luz acende, mas a indústria automobilística tem outras prioridades.

4. Faróis acesos – Tudo bem se você não usa luzes extra brilhantes que cegam os outros motoristas.

5. Portas abertas – Alguma porta do carro não foi fechada corretamente e poderá abrir em movimento, consulte se não tem ninguém faltando.

7. Luzes do pisca estão ligadas, indicando que você pretende mudar de direção. Algumas pessoas piscam para um lado e vão para o outro, não faça isso…

8. Farol de neblina está ligado, você perdeu seus óculos na estrada e voltou para procurar?

9. Luz de aviso do freio – Ou o freio de mão está puxado ou há problemas com seu sistema de freios. Está na hora de visitar a Automatik o quanto antes.

10. Luz de aviso da bateria – Se acender enquanto você está rodando, a bateria não está recebendo carga. O carro funciona ainda, mas toda a parte elétrica pode ficar comprometida. Visite o auto-elétrico o quanto antes, talvez o alternador tenha ido pro espaço ou a bateria tenha chegado ao final da vida. Você sabia que a duração média de uma bateria é de dois anos?

11. Pisca alerta – use somente com o carro parado. Ligar o pisca alerta com o carro em movimento (como em dias de neblina, por exemplo), é um perigo muito grande, pois os outros motoristas podem pensar que você está parado e provocar um acidente. Muita gente ainda faz isso, especialmente quem pega a Imigrantes, você já viu?

Estas aqui são encontradas em apenas alguns carros, mais raras, mas também cheias de significado.



12. Luz do ABS – Agora obrigatório em todos os carros, ABS é o sistema que impede que as rodas do carro travem numa freada mais forte, com o chão molhado, por exemplo. Isso impede que seu carro escorregue e corra o risco de sair de controle.

Quando o ABS entra em ação, você sente o pedal do freio vibrar e as vezes até escuta uma espécie de ronco, não se assuste, é assim mesmo. Quando você liga o carro a luz acende e logo apaga para fazer uma checagem, mas se ela insiste em ficar acesa, então há algo errado com o sistema ABS que precisa ser checado.

13. Luz de falta de combustível – Não precisa explicar muito, não é? Alguns carros flex também tem uma parecida que indica a falta de gasolina no reservatório de partida a frio. Sem essa gasolina, o carro fica muito difícil de pegar de manhã cedo. Aproveite para somente usar gasolina pódium da BR nesse reservatório, pois ela é a única que dura seis meses sem estragar.

14. Luz de aviso padrão – Ou luz do “algo errado”. Esse é um aviso genérico que pede sua presença na oficina, será que você não trancou o cachorro no porta-malas?

15. Luz de problema no módulo eletrônico – Alguns carros automáticos possuem apenas um módulo para gerenciar tanto a transmissão automática quanto a injeção eletrônica (e demais funções do veículo). A luz indica que algo errado está acontecendo, sugiro comparecer a Automatik o quanto antes.

16. Luz da luz interna – Ese é o aviso de que há uma lâmpada acesa dentro de seu carro, você vai dar uma festa?

17. Luz de problema no circuito elétrico – Esse aviso indica que há algum problema elétrico, visite o auto-elétrico.

18. Aviso do cinto de segurança aberto– Aperte o cinto! Não sabe que além de perigoso é proibido andar sem o cinto de segurança? Eu costumo dizer para minha filha que não vejo a hora de entrar no carro para poder usar o cinto… ela acreditou da primeira vez.

19. Air bag com problemas – Não é uma emergência, mas quando essa luz não quer apagar, provavelmente o air bag não irá funcionar em caso de colisão. Dependendo de quem estiver ao seu lado, seria bom verificar o que se passa.

20. Air bag lateral com problemas – O mesmo que acima, para o airbag lateral, presente em alguns carros mais bacanas.

21. Baixa pressão nos pneus – Alguns carros muito bacanas tem isso também, indica um pneu murcho. Procure corrigir, pneus com baixa pressão fazem o carro gastar mais combustível, além de se desgastarem mais rapidamente.



22. Desembaçador do para brisas – Indica que o desembaçador do parabrisas está ligado.

23. Desembaçador traseiro – Essa luz acende para avisar que o desembaçador do vidro de trás está ligado.

24. Luz Overdrive desligado – Em alguns modelos, o Overdrive é a marcha mais longa de um câmbio automático. Algumas transmissões tem um botãozinho que permite que essa marcha nunca engate para evitar excesso de mudanças, quando andando no trânsito da cidade, por exemplo. Se você for pegar a estrada, é melhor ligar o Overdrive, isso ajudará a andar mais rápido e gastando menos combustível.

25. Luz de aviso da cadeirinha do bebê – Alguns carros tem isso também, se a cadeirinha do bebê não estiver corretamente instalada, a luz pode acender, só espero que isso aconteça antes do bebê aparecer perto do seu sapato. Tenho um amigo que trouxe uma cadeirinha último tipo da Alemanha, praticamente o que existe de melhor no planeta, mas… ela não tem o selo daquele órgão nacional, como é o nome mesmo?

26. Luz da tração integral – Essa luz indica que você ligou o 4×4 do seu carro. AWD quer dizer All Wheel Drive, tração em todas as rodas. Muito bom para visitar seus amigos naquele sítio que fica no fim do mundo da lama.

27. Luz do esguicho do parabrisa – indica que você está jogando aguinha no parabrisas e os limpadores estão funcionando.

28. Luz do fluido de freios – Uma luzinha rara, indica que há problema com o fluido de freio, você sabia que ele fica velho? Leve o carro para a Automatik.

29. Piloto Automático ativado – Indica que o sistema que mantém a velocidade constante sem necessidade de pisar no acelerador está ativado.

30. Luz das travas de segurança das portas traseiras – Se estiver aceso indica que as portas traseiras não podem ser abertas pelo lado de dentro

Se seu carro tiver alguma outra luz que não consta aqui neste guia, conte pra gente, essas são somente as que estão no painel do meu Fusca.


.....................................................................................................................

Excelentes artigos para leitura


Oficina e dicas


Audi e VW


Linha Francesa


Ford, GM, Fiat


Asiáticos

Artigos no site da Solupeças



2.866 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page