Os problemas do Câmbio DSG DL501 da Audi Q5 e do RS5 e as soluções Automatik
A S-Tronic que equipa o A3 e o TT fez um sucesso danado, não é por menos, dirigir um carro equipado com transmissão DSG é uma experiência transcendental para quem gosta de carro e no mínimo uma experiência de confiança e conforto para quem não se importa tanto assim.Pensando nos carros grandes, com muito torque, como a série Q5, RS5, A4 e A5, a Audi apresentou o monstro de 142kg DL501 na versão longitudinal combinada com o que é chamado de Quattro Powertrain, ou seja, a tração permanente nas quatro rodas.
Quem dirige um carro equipado com câmbio DSG percebe duas coisas principais, as vantagens do câmbio automático em conforto e mudanças de marcha sem nenhuma interrupção na tração para troca de marchas e as mudanças ridiculamente rápidas, típico da transmissão “direta” – daí o nome DSG – Direct Shift Gearbox.
A transmissão DSG difere das tradicionais por ser na realidade, uma transmissão automatizada. Ao invés de um conversor de torque, ela possui um conjunto de embreagens muito similar a embreagem de um carro equipado com câmbio manual. Assim como este, as embreagens se desgastam com o tempo e se levarmos em conta que estamos falando de carros com mais de 200hp de potência que encontram na maior parte das vezes, um perfil de motorista mais inclinado a aproveitar a versatilidade da potência do carro e da transmissão, terminamos encontrando situações de desgaste por volta dos 100.000km ou menos, da mesma maneira que qualquer carro manual.
O detalhe é que diferente destes, a tolerância de desgaste das embreagens do DSG é muito pequena, na ordem de frações de milímetro e muitas vezes o desgaste é sequer visível a olho nu. Um quadro comum é o mecânico olhar a embreagem e dizer “Está nova!” Grave erro, o desgaste só pode ser medido com instrumentação de alta precisão.
Bem, tudo isso é muito bom e bonito enquanto não dá defeito e é sobre isso que vamos conversar agora.
Sintomas e solução
Os donos da Audi Q5 e das RS5 vêm experimentando alguns sintomas que já foram investigados e identificados pelo corpo técnico da Automatik.
Este sintoma vem provando ser um defeito na Unidade Mecatrônica (Sanduíche formado pelo corpo de válvulas, solenoides e módulo). Já conseguimos consertar a maioria, sendo que um pequeno número requer substituição completa do componente. Como de costume, quem experimentou levar o carro até a concessionária deparou com um orçamento de R$30.000,00, uma vez que eles partem exclusiva e diretamente para substituição.
Como dito acima, as embreagens se desgastam e algumas vezes isso acontece de forma anormal por volta dos 50 a 70 mil quilômetros, mas sua substituição pode ser feita na Automatik.
A cada dia nos surpreendemos com a beleza da construção dessa transmissão e especialmente da complexidade da unidade mecatrônica, mas nossa equipe está afiada e pronta para deglutir esse sanduíche. Temos as peças, temos o knowhow e estamos a sua inteira disposição para esclarecer eventuais detalhes a respeito dos defeitos e do que precisa ser feito para corrigi-los.
Pacotes de Substituições disponíveis: Módulo eletrônico TCM da unidade mecatrônica
Kit de dupla embreagem (Cj completo original)
Módulo eletrônico "Drive Position Sensor"
Dupla de placas eletrônicas da unidade mecatrônica
Kit de dupla embreagem discos originais (somente)
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