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Audi CVT Multitronic 0AW, análise de defeitos e soluções

Alguns proprietários de Audi A4 reclamam de patinação na saída, trancos e entrada em emergência. Afinal o que se passa com esta transmissão CVT tão agradável de dirigir?



A primeira versão desta transmissão chamava-se 01J, mas a versão mais atual que já está no mercado desde 2007, se não me engano, já recebe o nome de 0AW ou mais conhecida pelo nome comercial "Multitronic".


Esta é uma clássica transmissão CVT, sem conversor de torque, possuindo um conjunto de duas embreagens onde cada uma se encarrega de gerenciar as saídas para frente ou para trás.


Detalhe da correia metálica com seus elos. Este é o câmbio CVT OAW 0aJ Audi Multitronic

É uma transmissão que possui o módulo eletrônico inserido na parte interna da caixa, o que obriga a sua abertura no caso de qualquer tipo de acesso para intervenções.

Naturalmente, como é de praxe, a abertura de qualquer transmissão invariavelmente obriga a substituição do óleo do câmbio (fluido de transmissão) e do kit de juntas, além daquelas peças que necessitam de atenção específica.

A Automatik possui uma variedade considerável de peças de reposição e vem deparando-se com casos repetidos onde a solução básica tem mostrado resultados satisfatórios quando substituem-se peças que apresentam desgaste prematuro.



Esta transmissão, que equipava os modelos A4 e A6, além dos A5 e A7, foi descontinuada pela Audi, após eles sofrerem um processo de ação coletiva em 2013. A paulada foi tão grande que resolveram substituí-la pelo câmbio DSG (DL501, DQ200, DQ250, DQ500) que inclusive também já apresenta sintomas de defeitos que vêm sendo solucionados na Automatik conforme você pode conferir neste artigo e neste também.

Embora este quadro pareça em princípio um pouco desanimador para os proprietários, o corpo técnico da Automatik está empenhado em encontrar soluções mais específicas para os defeitos que vêm se manifestando a fim de garantir algum tempo de tranquilidade para quem roda de A4 1.8 Turbo, por exemplo.


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