• Equipe Automatik - Sivuca

Novas visões do AL4 - Soluções para Franceses

Novidades no Reparo da Transmissão Automática AL4 que equipa a linha Francesa Citroen, Renault e Peugeot


Itens principais

  • Fragilidade solucionável.

  • Mercado aprendeu a fazer melhorias (upgrade).

  • Defeitos no módulo eletrônico em carros que vêm de outras oficinas.

Os anos passaram e até hoje a Automatik continua reparando muitos e muitos carros equipados a AL4, esta interessante, porém delicada transmissão fabricada pelo Grupo PSA e que equipa um sem-número de veículos especialmente da linha francesa Citroen, Renault e Peugeot. Claro que o tempo passou e as transmissões de 4 marchas já ficaram para trás, ocupando uma cadeira já bem pertinho dos antigos hidramáticos, mas ainda com seu pezinho na tecnologia do módulo eletrônico de controle.


O tempo também nos ensinou que alguns mitos do passado já ficaram para trás, entre eles, a questão da troca de óleo com a máquina de flushing que ainda tem quem acredite que não é necessário enquanto já faz muito tempo que dispomos aqui na Automatik de todas as mangueiras e conexões dedicadas e específicas para a troca de fluido com a máquina, o que garante um considerável aumento de durabilidade num cenário livre de eventos bem mais confiável. Então, para começar, recomendamos sim a troca de óleo do câmbio AL4 com a máquina de flushing a cada 60 mil km como importante medida de carinho e consideração pela fragilidade intrínseca dos componentes desse câmbio.


Enquanto isso, o mercado nos ensinou a fazer melhorias e hoje, graças ao interesse de empresas como a Sonnax que desenvolveu soluções de embuchamentos, luvas e rolamentos para esta transmissão, a reforma não se limita apenas a colocar o AL4 de volta em funcionamento, mas um verdadeiro upgrade que melhora de uma forma geral, sua eficiência e durabilidade. Então, quem ainda acha caro gastar para consertar esse câmbio, uma boa notícia: Vale a pena sim fazer a reforma porque o AL4 deverá ficar melhor do que era antes.


Notamos também ao longo dos anos, um aumento nos defeitos do módulo (que é externo ao câmbio) e que podem ser solucionados com substituição ou reparo interno (dependendo da situação). Inclusive notamos que muitos dos carros que estamos reparando e que apresentam defeito no módulo, vêm de outras oficinas que ainda não conseguiram acompanhar o desenvolvimento de know how necessário para se atender a este nicho específico.


Veja nossos pacotes de reparos para a linha Francesa

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A Automatik possui larga experiência com esta transmissão e está a sua disposição para trazer um pouco mais de conforto de volta para sua vida de dono de Citroen, Renault ou Peugeot equipado com AL4. Venha nos visitar!


Informações técnicas: Cesar Sanches

Texto: Silvio Ambrosini

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