top of page
  • Foto do escritorEquipe Automatik - Sivuca

5 sintomas de óleo baixo no câmbio automático

Atualizado: 27 de set. de 2019

É fato que normalmente o dono do carro não faz a menor ideia do que pode estar se passando com seu carro e quase sempre, ele ou ela não tem nenhum conhecimento a respeito dos problemas que as transmissões automáticas geralmente enfrentam.

Com o aumento nas vendas de carros equipados com câmbio automático, seria uma ótima ideia se você que é proprietário de um, ter ao menos uma ideia mais aproximada do comportamento dos possíveis sintomas antes que eles comecem a crescer. Os problemas nas transmissões automáticas, se deixados de lado, tornam-se rapidamente uma bola de neve e componentes cruciais (e caros) podem sofrer danos irreparáveis.

Então, procure ficar atento ao seu veículo e esforce-se para resolver os sintomas iniciais antes que você entre pelo cano. Vamos listar abaixo, alguns dos sintomas mais comuns relacionados ao baixo nível do óleo do câmbio automático. Se seu carro apresenta sintomas tais como mudanças bruscas, patinação, ruídos estranhos, aquecimento excessivo ou vazamentos, o dia em que você poderá se ver parado no meio da estrada pode estar mais perto do que você imagina.


1 - Problemas nas mudanças de marchas



Um sintoma comum de câmbio com problemas são os trancos nas mudanças de marchas. Apesar disto acontecer bastante em carros com câmbio manual, só deveria acontecer com eles, já que trancos são normalmente causados por imprecisão nas mudanças, o que é uma característica de seres humanos e não de dispositivos eletrônicos que não estão preocupados em chegar mais cedo ou mais tarde no trabalho. Então, se seu carro automático apresenta mudanças de marcha bruscas ou trancos, que podem se mostrar como um tipo de soco quando as marchas trocam para outra mais alta, isto pode ser o prenúncio de problemas e o baixo nível de fluido pode ser o vilão. Se você percebe que as marchas demoram para entrar ou simplesmente parece desaparecer quando as mudanças acontecem, pode ser ainda pior, já que isto indica uma transmissão com falhas graves.

2 - Patinação


Outro problema que se manifesta com frequência é a patinação. Isso é normalmente determinado pela falta de sincronismo entre o motor e o veículo. Este sintoma se manifesta com um aumento de giro do motor sem que o veículo acompanhe com um aumento na velocidade, muito parecido com quando o motorista fica com o pé apoiado no pedal da embreagem, acionando-o inadvertidamente.

Patinação é apenas mais um dos sintomas comuns de fluido baixo e não deve ser ignorada. Falta de fluido significa que as marchas não conseguem engatar direito.


3 - Ruído estranho



O normal é uma transmissão automática totalmente silenciosa. Entretanto, existem casos onde ruídos podem se manifestar, como por exemplo, quando o conversor de torque (agente que faz o papel da embreagem na maioria dos automáticos) está necessitando intervenção por desgaste natural, é possível escutar uma espécie de pulsação. Se você começar a escutar barulhos estranhos vindo da transmissão, é melhor levar para a oficina verificar o quanto antes. Barulho de metal ou mudanças bruscas ou duras podem também indicar baixo nível de óleo.

4 - Aquecimento excessivo



Calor é um veneno para o câmbio automático e se ele aumenta, isto significa que sua transmissão pode falhar a qualquer momento devido a baixo nível de fluido ou perda de suas propriedades físico-químicas. Trabalhar em temperatura alta é o principal motivo da morte prematura de um câmbio automático. Tudo ou quase tudo dentro do câmbio sobre severamente com o calor excessivo. Existem casos de destruição completa do câmbio, especialmente em carros importados cuja transmissão foi originalmente projetada para rodar em países mais frios e em estradas melhores.


5 - Vazamentos



Um dos sinais mais óbvios é quando identificamos vazamento de óleo do câmbio. Uma mancha amarela ou vermelha em sua garagem deveria ser interpretada com a mesma preocupação de um sangramento. Além de ter a função de arrefecimento, o fluido da transmissão é vital para a capacidade de funcionamento da mesma. É muito importante verificar o nível de fluido do câmbio automático e ficar atento a vazamentos. É fácil identificá-lo, por conta da cor que é mais clara, indo do vermelho ao amarelo e também porque o cheiro é muito característico. Se o cheiro é de queimado e a cor do óleo é escura, você realmente está diante de um problema, pois significa que o óleo está fazendo hora extra dentro da transmissão.


Conhecer alguns dos sintomas que o câmbio doente exibe pode ser decisivo na hora de compreender se seu carro precisa de ajuda profissional. Se você percebe algo errado enquanto dirige, talvez seja uma ótima ideia aproveitar a viagem e dar uma parada numa oficina profissional e experiente de reparos de transmissões automáticas para resolver o problema o mais rapidamente possível. Perceber que existe algo errado em sua transmissão pode ser a diferença entre um reparo simples e a completa destruição, o que vale lembrar, pode custar bem mais caro do que você imagina.


A Automatik é uma oficina reparadora, nós compramos as peças que usamos para reparar a transmissão de seu carro na Solupeças, faça o mesmo você também. 


.....................................................................................................................

Excelentes artigos para leitura


Oficina e dicas


Audi e VW


Linha Francesa


Ford, GM, Fiat


Asiáticos


Artigos no site da Solupeças



Aproveite para aprender aqui a respeito da troca do óleo de sua transmissão automática

96.478 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page