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Golf e Audi A3 1.4 e 18 Turbo e os problemas do câmbio DSG DQ200

Atualizado: 27 de Set de 2019

Os problemas do Câmbio DSG DQ200 do Audi A1 e A3 1.4 e 1.8 Turbo 2010 até 2015, além do Golf 1.4


Esta transmissão DSG possibilita uma experiência formidável de dirigir. Engates absolutamente rápidos, sete marchas... ainda os motores Audi Turbo 1.4 e 1.8, deixam você com água na boca e até desanima quando você pega de volta o volante do seu velho carro.


A Audi inovou ao colocar no mercado uma transmissão de 7 marchas DSG com embreagem a seco. Os modelos 2.0 para cima, DQ250, DL501 e DL381 possuem embreagens em banho de óleo, mas aqui o negócio é no seco mesmo, com poeirinha...

Tudo bonitinho até aqui, mas as dores de cabeça foram tantas que a Audi se resignou e decidiu descontinuar esse câmbio tirando-o definitivamente do mercado. Os carros fabricados em 2015 em diante já voltaram a utilizar a antiga 09G com algumas atualizações que a deixaram mais ágil e moderna.

Mas, como dizem, quem já tem,... tem. Estamos então, diante de uma transmissão fora de linha que equipa um sem-número de Audi A3 e A1, além do Golf 1.4.


Embreagens a seco DQ200, vibrações e ruídos são o custo

Os problemas atacam em duas frentes, as embreagens que se desgastam prematuramente debaixo dos não muito leves pés brasileiros e aqueles que estão relacionados a unidade mecatrônica que é o sanduíche eletrônico e mecânico que compreende o módulo eletrônico e o corpo de válvulas em uma única peça. Já vamos falar sobre as embreagens, mas voltando à mecatrônica, acredita-se que um problema de dimensionamento no gerenciamento de pressão de óleo na bomba a faz atingir níveis que termina causando rachaduras nas paredes do acumulador de pressão e este termina literalmente se partindo em pedaços ao não suportar tamanha pressão interna.

Os módulos eletrônicos também tem se mostrado especialmente complicados, manifestando vários defeitos. São algumas versões diferentes e de 2014 em diante eles passaram a fazer a conferência da numeração do chassis. Este avanço tecnológico nos traz um problema que é a impossibilidade de efetuar a simples troca sem que todo o sistema esteja conectado on-line diretamente com a montadora. Ainda bem que a Automatik já contornou esta questão e consegue fazer a atualização normalmente via mapeamento on-line. (clique no link para saber mais)


Pressão excessiva rompe paredes da mecatrônica, que possuem espessura aquém do desejado

Voltando às embreagens, ainda estamos convivendo também com suas complexidades, que além de terem baixíssimos níveis de tolerância de ajuste, o que termina complicando drasticamente o processo de substituição, apresenta um nível impressionante de ruído de difícil, senão impossível correção. "Lo que pasa és" que estas embreagens são expostas, em contato com o ar, sem a absorção natural do ambiente líquido das DQ250 ouDL501 e seus componentes vibram naturalmente causando um clac-clac quase impossível de resolver sem que se reduza as folgas a um nível mínimo. Porém, isto pode terminar causando outros novos sintomas ainda mais complicados de serem resolvidos. 



A transmissão em si já mostrou outros defeitos, porém já mais raros. Os ocasionais foram no sistema de garfos e nos sincronizados.

A VW comercializa a mecatrônica somente completa e ela tem um custo médio de R$15.000,00 dependendo do ano e modelo do carro, o que termina sendo inviável quando se considera que o proprietário muitas vezes pagou cerca de 40 mil pelo carro. As peças que o mercado disponibiliza, normalmente são centrais seminovas e eventuais as raras possibilidades de importações que quando foram possíveis, não aconteceram por preços expressivamente menores.


Reparo


A Automatik possui toda infraestrutura para reparar esta transmissão, com ótimos resultados. Temos máquina de lavagem de peças automática, laboratório climatizado, máquinas de testes de solenoides e pessoal treinado. E com garantia. 















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