Trancos
Patinações
Atrasos na troca de marchas
Luzes de anomalia
Entrada em modo de emergência
Os sintomas acima denunciam a falência prematura do câmbio que equipa a linha francesa Citroen, Renault e Peugeot. E agora? O que fazer?
A transmissão automática AL4 foi lançada no mercado no mercado em 2001 e desde então a linha francesa passou a utiliza-la em seus veículos com motores de 4 cilindros.
Esta transmissão utiliza um fluido de alta performance e que segundo o fabricante é um fluido “Lubricated For Life”. Ao mesmo tempo, o fabricante recomenda uma troca completa de fluido com a máquina de flushing a cada 50.000km.
Em outras palavras, o câmbio AL4 dura o que dura o fluido e se exibir comportamento anormal, mesmo tendo sido respeitada a troca parcial, o câmbio inteiro deverá sofrer intervenção completa. Na operação, todo o conjunto de atrito e vedação, assim como o fluido deverão ser substituídos na íntegra.
De fato recomendamos a manutenção preventiva dessa transmissão a cada 3 anos ou 50 mil km.
Isto faz do AL4 um câmbio é ruim? Ao contrário. O AL4 é uma delícia de câmbio, que trás um comportamento muito agradável ao carro. Apenas ele é em geral, mais frágil requerendo uma atenção cuidadosa do usuário.
Comportamentos anormais não devem ser ignorados e o usuário deve respeitar a troca completa de fluido a cada 50.000 com a máquina de flushing. Isto assegurado, você terá vários anos de alegrias, pois se levar em conta, o custo de reparo dessa transmissão é um dos mais baixos.
O brasileiro ainda está passando por um processo de compreensão e adaptação a esta notícia, pois muita gente acha que câmbio automático dura para sempre, inclusive o pessoal da concessionária. Isso não é verdade e é essencial que fique bastante claro que se for o caso de apresentar problemas, que podem inclusive acontecer a partir dos 30.000km, a simples troca parcial do fluido dificilmente produzirá resultados satisfatórios;.
A AL4 é uma transmissão muito agradável de dirigir, porém muito delicada e poderá dar sinais de fim de vida que começam com trancos, patinações, luzes de anomalia, cambio entra em modo de segurança ou emergência (o câmbio só engata terceira), atrasos nos engates e outros comportamentos estranhos que as vezes desaparecem quando se desliga e liga ou veículo novamente. Porém mais tarde os problemas reaparecem.
Algumas vezes os defeitos só se manifestam na fase fria, durante os primeiros 10 minutos de funcionamento e após isto o carro volta ao normal. Nestes casos, geralmente uma correção no controle de pressão resolve o defeito, mas nos casos em que o veículo apresenta modo de emergência mesmo após quente e o diagnóstico eletrônico apresentar queda na pressão, a simples troca de válvulas solenoides e ajustes de pressão não irão resolver o problema e uma intervenção mais completa será invariavelmente necessária.
O corpo técnico da Automatik está preparado para efetuar reparos em qualquer nível nas transmissões AL4, assim como em qualquer outro tipo de transmissão automática. Possuímos tecnologia, pessoal, treinamento e conhecimento técnico para lhe atender com o máximo de qualidade.
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A Transmissão DSG 02E (DQ250) Volkswagen e Audi também pode apresentar problemas.
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Boa tarde! Foi feito o cambio do meu c4 pallas 2008, porém o mecânico pediu que eu fizesse a troca do Óleo em um ano, ou 30.000.00, o que vencer primeiro, porém eu não rodei nem 5.000 km ainda, mesmo assim é preciso fazer a troca?