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A Transmissão DSG 02E (DQ250) Volkswagen e Audi também pode apresentar defeitos

Atualizado: 27 de Set de 2019

Os comportamentos estranhos e defeitos observados no câmbio automático VW DSG02E DQ250.

Ao longo dos últimos anos, a transmissão DSG equipa vários veículos da Volkswagen como o Passat V6, o New Beetle, o Jetta e o Audi SportBack revelou-se uma habituê na oficina de reparo de câmbio automático. Gostaríamos de dividir com você, um pouco dessa experiência:



Temos recebido clientes com as seguintes queixas:
  • Entrada em emergência

  • Desengate espontâneo da marcha a ré

  • Demora no engate da marcha a ré

  • Desconforto nas saídas.

  • Ruído (clok clok) quando desengata saindo de N ou de R

Muitos dos problemas concentram-se na unidade mecatrônica (o cérebro da DSG). Nela estão: Corpo de válvulas, solenoides, sensores e ainda o módulo de controle principal do câmbio ( TCM ), tudo embutido em um sofisticado, complexo e apetitoso sanduíche tecnológico.

Também detectamos defeitos relacionados ao desgaste nos conjuntos das embreagens internas da transmissão.

Já conseguimos solucionar vários casos inclusive sem a necessidade de substituição da unidade Mecatrônica. Este tipo de solução não foi ainda encontrada pelas concessionárias que apostam exclusivamente na substituição da unidade toda, o que não sai por menos de R$15.000,00.Veja no nosso canal do youtube, o vídeo que mostra mais detalhes a respeito do assunto:



O que é a Transmissão DSG

No Brasil e na Europa, o mundo das transmissões é dominado pelos câmbios manuais, enquanto que no Japão e nos Estados Unidos, as automáticas são a bola da vez. As vantagens da transmisão manual são claras,

  • Alto nível de eficiência

  • Robusta e esportiva

Já a transmissão automática, tem a vantagem de trazer um alto nível de conforto e acima de tudo, tração ininterrupta.

O conceito da DSG, que é a abreviatura de Direct Shift Gearbox, Caixa de Câmbio com Mudanças de Marchas Direta combina o que há de melhor nos dois tipos de transmissão proporcionando um câmbio de altíssima eficiência, esportividade e conforto.



Mas como funciona esta tecnologia?

O princípio de funcionamento se baseia em duas embreagens que controlam dois conjuntos de engrenagens completos. É como se fossem dois câmbios dentro de uma só caixa.



Quando estamos rodando em primeira marcha, a segunda já está engatada. No momento da mudança, simplesmente uma embreagem se desconecta (A) e a outra se conecta (B). A mudança então, ocorre imediatamente.

Assim, um conjunto de engrenagens possui a 1ª, a 3ª e a quinta marcha, enquanto que o outro possui a 2ª, a 4ª e a sexta. As mudanças vão alternando ora usando uma embreagem, ora usando a outra num pingue-pongue sucessivo até a sexta marcha no primeiro modelo e agora com o novo lançamento, até a sétima marchas.

Ora, então é um câmbio de seis, sete marchas? Isso mesmo! Se uma transmissão automática já é uma delícia de dirigir, imagine com seis ou mais velocidades que permitem que o carro funcione sempre na faixa ideal de torque. A vantagem de uma transmissão ter mais marchas é simples, quanto maior o número de combinações de engrenagens, menor a faixa de giros que o motor tem de trabalhar, permitindo uma exploração mais eficiente da força do motor. Isto também reflete na maciez ao dirigir e no nível de ruido.


As duas embreagens possuem eixos independentes que ficam um dentro do outro, dessa forma é possível alojar dentro de um espaço mínimo, todo o incrível esquema de funcionamento dessa transmissão.

A esportividade se dá por conta da possibilidade de utilizarmos a transmissão em modo TipTronic em tempo REAL, com mudanças imediatas através das borboletas no volante, igualzinho nos carros de F1 e é claro, infinitamente mais eficiente que os TipTronic “pra inglês ver” que equipam vários carros que alegam essa característica.

Na DSG então, um toque na alavanquinha  significa que imediatamente estaremos na marcha seguinte sem intervalo de espera.

A alavanca de console também é mais simples, apenas contando com a posição D, e um S para um dirigir mais esportivo (fazendo mudanças em rotações um pouco mais altas). Claro, sem contar o R para a marcha à ré, o N para o ponto morto e o P para o Parking.

Desmontar e compreender o funcionamento da DSG,  assim como observar os inúmeros pontos frágeis deste novo e moderno sistema é um trabalho minucioso e delicado, estamos fascinados com o desafio e muito satisfeitos com as soluções eficientes e honestas que já conseguimos para esta nova transmissão.

A Automatik é uma oficina especializada no reparo de transmissões automáticas, automatizadas e CVT e fica na zona leste de São Paulo. Saiba mais sobre os reparos de câmbios e o diagnóstico digital.


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