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AW 5040LE patina, desengata, faz barulho, mas dá para consertar



Um velho companheiro de muitos brasileiros, o câmbio Aisin AW5040LE e suas variações (5042, 5550, 5551, 6040 e +) equipa não só vários carros da linha GM, mas também carros de várias outras marcas como Volvo, Kia, Daewoo, Land Rover, Volvo, Fiat, Mitsubishi, Toyota, Renault além de alguns mais raros como o Alfa 156 não tem no Brasil, como Opel e Saab.

Embora seja uma transmissão robusta, ela também manifesta defeitos importantes. Mas a coitadinha não tem culpa, não é falha de projeto, não é a presença de componentes frágeis ou de má qualidade que causam os problemas. Ao contrário, a maioria dos sintomas é consequência da falta de hábito do brasileiro em fazer troca de óleo da transmissão automática. Aí, o tempo passa e os componentes de atrito internos da transmissão vão invariavelmente soltando suas farpas que terminam culminando em entupimentos que pode causar um cenário de devastação.


É preciso que aceitemos que a base da vida dessa transmissão e de qualquer outra, é manter o fluido sempre em boas condições fazendo as trocas periódicas. No caso da AW5040LE, isto é feito usando a máquina de flushing, que faz a substituição da totalidade do óleo velho pelo novo.

Você pode ver mais a respeito desse assunto nesse link.


Filtro e outras peças

Ele tem algumas variações, como dito acima, o que significa que é preciso tomar muito cuidado com o uso das peças corretas, pois já tivemos vários casos dessa transmissão que chega até nós destruída por erro na troca de peças que embora parecidas, são destinadas especificamente ao seu modelo. Isso é muito comum com o filtro, que as vezes é trocado por um "parecido" e aí o resultado é muito ruim. Quando este filtro entope, já é tarde demais e é inevitável ter de abrir a caixa para fazer o reparo completo. 


Tranco para sair

As versões mais novas que equipam o Vectra e a Zafira possuem algumas complexidades a mais para melhorar o comportamento ao dirigir, ele tem por exemplo um solenoide que desengata a transmissão quando você para, economizando combustível. Embora louvável a atitude da GM em conseguir mais economia, isto terminou gerando um problema que se refletiu num desgaste prematuro do corpo de válvulas. O sintoma do defeito se manifesta quando o motorista tira o pé do freio e acelera para sair. Nessa hora há um atraso na entrada do solenoide que retoma a primeira e termina acontecendo um desagradável tranco.

Tranco de ré e quebra da bomba de óleo também são defeitos comuns, este último muitas vezes causado também por intervenção não especializada que por sua complexidade, termina causando sérios danos. 

A Automatik faz a substituição de determinadas válvulas Sonnax que substituem as originais com resultados excelentes resolvendo definitivamente problemas de trancos.


Sintomas

  • Patinação

  • Trancos

  • Alavanca errática

  • Desengate espontâneo

  • Ruídos e trancos quando engata ré

  • Perda de tração

  • Só funciona quando frio

  • Infiltração de água

  • Quebra de bomba



Basicamente o que o Aisin Warner AW5040LE e seus irmãos necessita é amor. Isso mesmo! Esta transmissão de 4 e 5 marchas tão consagrada foi desenvolvida na década de 90 é uma constante vítima da falta de troca de fluido que termina provocando vários sintomas que começam devagar e vão aumentando até que ela pare completamente. Como é um câmbio que usa fluido mineral Dexron III, cuja durabilidade não é muito grande, esta transmissão necessita de trocas regulares a cada 30 mil km utilizando a máquina de flushing para poder respirar tranquila. Feito isso, ela vai longe, afinal quem não viu taxi Zafira com mais de 400 mil km rodando com aí? Nós vimos, e temos não apenas um, mas vários clientes que nos trazem seus carros com centenas de milhares de quilômetros rodados sem que nunca tenham manifestado um só sintoma. Eles vêm até a Automatik para trocar o fluido da transmissão com a máquina de flushing.

O reparo



Quando desgraçadamente essa transmissão se quebra, a extensão de danos costuma ser considerável, indo desde o jogo de juntas, passando por sensores, solenoides, alavanca, rolamentos, filtro, bomba de óleo, conversor de torque e vários outros itens que terminam tendo de ser substituídos. As peças, nós compramos na Solupeças.



Cuide bem de sua transmissão para evitar problemas.

Evite utiliza-la bruscamente.

Evite ficar segurando ela em D nas subidas.

Se for subir a serra, especialmente com trânsito, procure utilizar as marchas manuais ao invés do D.

Jamais tente engatar o P com o veículo em movimento.

Jamais dê ré e engate D para sair, só faça isso depois de parar completamente utilizando o pedal do freio.

E finalmente, troque o fluido, a cada 30 mil km, religiosamente.


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