Equipe Automatik - Sivuca

17 de mai de 20193 min

Novas visões do AL4 - Soluções para Franceses

Novidades no Reparo da Transmissão Automática AL4 que equipa a linha Francesa Citroen, Renault e Peugeot

Itens principais

  • Fragilidade solucionável.

  • Mercado aprendeu a fazer melhorias (upgrade).

  • Defeitos no módulo eletrônico em carros que vêm de outras oficinas.

Os anos passaram e até hoje a Automatik continua reparando muitos e muitos carros equipados a AL4, esta interessante, porém delicada transmissão fabricada pelo Grupo PSA e que equipa um sem-número de veículos especialmente da linha francesa Citroen, Renault e Peugeot. Claro que o tempo passou e as transmissões de 4 marchas já ficaram para trás, ocupando uma cadeira já bem pertinho dos antigos hidramáticos, mas ainda com seu pezinho na tecnologia do módulo eletrônico de controle.

O tempo também nos ensinou que alguns mitos do passado já ficaram para trás, entre eles, a questão da troca de óleo com a máquina de flushing que ainda tem quem acredite que não é necessário enquanto já faz muito tempo que dispomos aqui na Automatik de todas as mangueiras e conexões dedicadas e específicas para a troca de fluido com a máquina, o que garante um considerável aumento de durabilidade num cenário livre de eventos bem mais confiável. Então, para começar, recomendamos sim a troca de óleo do câmbio AL4 com a máquina de flushing a cada 60 mil km como importante medida de carinho e consideração pela fragilidade intrínseca dos componentes desse câmbio.

Enquanto isso, o mercado nos ensinou a fazer melhorias e hoje, graças ao interesse de empresas como a Sonnax que desenvolveu soluções de embuchamentos, luvas e rolamentos para esta transmissão, a reforma não se limita apenas a colocar o AL4 de volta em funcionamento, mas um verdadeiro upgrade que melhora de uma forma geral, sua eficiência e durabilidade. Então, quem ainda acha caro gastar para consertar esse câmbio, uma boa notícia: Vale a pena sim fazer a reforma porque o AL4 deverá ficar melhor do que era antes.

Notamos também ao longo dos anos, um aumento nos defeitos do módulo (que é externo ao câmbio) e que podem ser solucionados com substituição ou reparo interno (dependendo da situação). Inclusive notamos que muitos dos carros que estamos reparando e que apresentam defeito no módulo, vêm de outras oficinas que ainda não conseguiram acompanhar o desenvolvimento de know how necessário para se atender a este nicho específico.

Veja nossos pacotes de reparos para a linha Francesa


 
.....................................................................................................................

Excelentes artigos para leitura

Oficina e dicas

Sonhos e realidades do reparo de Corpo de Válvulas

Um guia para as luzes espia de seu carro

Precisou voltar para a oficina? calma…

Sonhos e realidades do reparo de Corpo de Válvulas

O que esperar do reparo do seu câmbio Automático

5 sintomas de óleo baixo no câmbio automático

Por que trocar o óleo do câmbio custa caro?

Câmbio DSG, nasceu para desaparecer?

Seja feliz com seu câmbio automatizado

Automáticos, automatizados e CVT, qual a diferença?

Audi e VW

Audi Q5 e a caixa DSG 7 marchas DL501

Golf e Audi A3 1.4 e 18 Turbo e os problemas do câmbio DSG DQ200

Audi CVT Multitronic 0AW, análise de defeitos e soluções

A Transmissão DSG 02E (DQ250) Volkswagen e Audi também pode apresentar problemas.

Câmbio 09G Jetta, Passat, Bora, Golf e a solução de seus defeitos

Linha Francesa

Novas visões do AL4 - Soluções para Franceses

Sobre o câmbio automático AL4 da linha Francesa Citroen, Renault e Peugeot

Ford, GM, Fiat

Ford Focus, Fusion e Ecosport patinando e com trancos nas trocas

AW 5040LE patina, desengata, faz barulho, mas dá para consertar

Captiva V6 com trancos e problemas na ré – 6T70

Ford Fusion e Edge 4×4 sofrem com a caixa de transferência que se comporta mal

Fusion automático 6 marchas com câmbio 6F35

Asiáticos

Soluções para Transmissão CVT do Mitsubishi ASX

Nissan Sentra, Renault Fluence e Mitsubishi Outlander CVT XTronic -

Câmbio Automático SLXA Honda Civic de 2001 a 2005 e seus problemas

Artigos no site da Solupeças

Lidando com Retornos em Garantia

Os perigos do uso de componentes de vedação alternativos

Como lidar com clientes insatisfeitos

5 hábitos que acabam com seu câmbio DSG

3 formas de valorizar a reforma de transmissão para o clientes de sua loja

Quanto dura uma transmissão reformada

5 erros mais comuns que podem arruinar sua transmissão automática

Problemas com a temperatura de trabalho da transmissão automática

Qual é o tipo de óleo de câmbio automático que eu preciso?

A troca de fluido com máquina de flushing

Diagnósticos com Teste de Vácuo Sonnax

A Automatik possui larga experiência com esta transmissão e está a sua disposição para trazer um pouco mais de conforto de volta para sua vida de dono de Citroen, Renault ou Peugeot equipado com AL4. Venha nos visitar!

Informações técnicas: Cesar Sanches

Texto: Silvio Ambrosini

    63550
    4