Equipe Automatik - Sivuca

1 de ago de 20193 min

Ford Focus, Fusion e Ecosport patinando e com trancos nas trocas de marchas

Atualizado: 3 de mar de 2021

Patinação e trancos na troca de marchas, especialmente de segunda e quarta, ou ainda o misterioso “desaparecimento” da segunda ou da quarta marcha.

Enquanto a Ford escolheu a transmissão de quatro marchas, 4F27-E para equipar o Ecosport e o Focus, o Fusion ficou com a versão de cinco marchas, FNR5. Basicamente é o mesmo câmbio a não ser por esta diferença, o que não é pouco, afinal é muito mais agradável dirigir um carro equipado com câmbio automático de 5 marchas ou mais.

Vale mencionar também que o Fusion V6 usa outra transmissão, esta mais deliciosa ainda, com 6 marchas que é a mesma utilizada pela Captiva, inclusive já publicamos um artigo a respeito dos defeitos que essa transmissão manifesta bem como o segredo do reparo. 

Numa investigação mais detalhada, notamos que esta transmissão é acometida por um desgaste prematuro na carcaça, o que ocasiona queda de pressão justamente no conjunto que gerencia a 2ª e a 4ª marcha. O resultado é a destruição do conjunto cinta, tambor e pistão podendo chegar até mesmo a destruição completa da transmissão.

As fotos que seguem mostram os componentes internos das transmissões FNR5 e 4F27-E após sua inadvertida “usinagem”.

A Automatik faz o reparo de várias transmissões das linhas Ford, GM e Fiat.

Veja a presença de incontáveis micro pedacinhos de ferro moído dentro do compartimento do filtro.Logo a seguir, veja o pistão interno que é responsável pelos movimentos do conjunto de segunda e quarta marchas da transmissão. Ele também sofreu danos irreparáveis.

Essa é a parte ruim. A parte boa é que já desenvolvemos a solução que vem sendo aplicada com êxito nesta transmissão. Se você for o premiado, já sabe que pode contar com a experiência e os conhecimentos do corpo técnico da Automatik.


 
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