Equipe Automatik - Sivuca

14 de jul de 20114 min

SOBRE O CÂMBIO AUTOMÁTICO AL4 – CITROEN, RENAULT PEUGEOT

Atualizado: 23 de out de 2020

  • Trancos

  • Patinações

  • Atrasos na troca de marchas

  • Luzes de anomalia

  • Entrada em modo de emergência

Os sintomas acima denunciam a falência prematura do câmbio que equipa a linha francesa Citroen, Renault e Peugeot. E agora? O que fazer?

A transmissão automática AL4 foi lançada no mercado no mercado em 2001 e desde então a linha francesa passou a utiliza-la em seus veículos com motores de 4 cilindros.

Esta transmissão utiliza um fluido de alta performance e que segundo o fabricante é um fluido “Lubricated For Life”. Ao mesmo tempo, o fabricante recomenda uma troca completa de fluido com a máquina de flushing a cada 50.000km.

Leia também o artigo "Novas Visões do Câmbio AL4"
A Automatik faz a reforma da transmissão AL4 da linha Renault

Em outras palavras, o câmbio AL4 dura o que dura o fluido e se exibir comportamento anormal, mesmo tendo sido respeitada a troca parcial, o câmbio inteiro deverá sofrer intervenção completa. Na operação, todo o conjunto de atrito e vedação, assim como o fluido deverão ser substituídos na íntegra.

De fato recomendamos a manutenção preventiva dessa transmissão a cada 3 anos ou 50 mil km.

Isto faz do AL4 um câmbio é ruim? Ao contrário. O AL4 é uma delícia de câmbio, que trás um comportamento muito agradável ao carro. Apenas ele é em geral, mais frágil requerendo uma atenção cuidadosa do usuário.

Comportamentos anormais não devem ser ignorados e o usuário deve respeitar a troca completa de fluido a cada 50.000 com a máquina de flushing. Isto assegurado, você terá vários anos de alegrias, pois se levar em conta, o custo de reparo dessa transmissão é um dos mais baixos.

O brasileiro ainda está passando por um processo de compreensão e adaptação a esta notícia, pois muita gente acha que câmbio automático dura para sempre, inclusive o pessoal da concessionária. Isso não é verdade e é essencial que fique bastante claro que se for o caso de apresentar problemas, que podem inclusive acontecer a partir dos 30.000km, a simples troca parcial do fluido dificilmente produzirá resultados satisfatórios;.

A AL4 é uma transmissão muito agradável de dirigir, porém muito delicada e poderá dar sinais de fim de vida que começam com trancos, patinações, luzes de anomalia, cambio entra em modo de segurança ou emergência (o câmbio só engata terceira), atrasos nos engates e outros comportamentos estranhos que as vezes desaparecem quando se desliga e liga ou veículo novamente. Porém mais tarde os problemas reaparecem.

Veja o artigo "Novas Visões do AL4" Sobre as novidades dessa transmissão.

Algumas vezes os defeitos só se manifestam na fase fria, durante os primeiros 10 minutos de funcionamento e após isto o carro volta ao normal. Nestes casos, geralmente uma correção no controle de pressão resolve o defeito, mas nos casos em que o veículo apresenta modo de emergência mesmo após quente e o diagnóstico eletrônico apresentar queda na pressão, a simples troca de válvulas solenoides e ajustes de pressão não irão resolver o problema e uma intervenção mais completa será invariavelmente necessária.

O corpo técnico da Automatik está preparado para efetuar reparos em qualquer nível nas transmissões AL4, assim como em qualquer outro tipo de transmissão automática. Possuímos tecnologia, pessoal, treinamento e conhecimento técnico para lhe atender com o máximo de qualidade.


 
.....................................................................................................................

Excelentes artigos para leitura

Oficina e dicas

Sonhos e realidades do reparo de Corpo de Válvulas

Um guia para as luzes espia de seu carro

Precisou voltar para a oficina? calma…

Sonhos e realidades do reparo de Corpo de Válvulas

O que esperar do reparo do seu câmbio Automático

5 sintomas de óleo baixo no câmbio automático

Por que trocar o óleo do câmbio custa caro?

Câmbio DSG, nasceu para desaparecer?

Seja feliz com seu câmbio automatizado

Automáticos, automatizados e CVT, qual a diferença?

Audi e VW

Audi Q5 e a caixa DSG 7 marchas DL501

Golf e Audi A3 1.4 e 18 Turbo e os problemas do câmbio DSG DQ200

Audi CVT Multitronic 0AW, análise de defeitos e soluções

A Transmissão DSG 02E (DQ250) Volkswagen e Audi também pode apresentar problemas.

Câmbio 09G Jetta, Passat, Bora, Golf e a solução de seus defeitos

Linha Francesa

Novas visões do AL4 - Soluções para Franceses

Sobre o câmbio automático AL4 da linha Francesa Citroen, Renault e Peugeot

Ford, GM, Fiat

Ford Focus, Fusion e Ecosport patinando e com trancos nas trocas

AW 5040LE patina, desengata, faz barulho, mas dá para consertar

Captiva V6 com trancos e problemas na ré – 6T70

Ford Fusion e Edge 4×4 sofrem com a caixa de transferência que se comporta mal

Fusion automático 6 marchas com câmbio 6F35

Asiáticos

Soluções para Transmissão CVT do Mitsubishi ASX

Nissan Sentra, Renault Fluence e Mitsubishi Outlander CVT XTronic -

Câmbio Automático SLXA Honda Civic de 2001 a 2005 e seus problemas

Artigos no site da Solupeças

Lidando com Retornos em Garantia

Os perigos do uso de componentes de vedação alternativos

Como lidar com clientes insatisfeitos

5 hábitos que acabam com seu câmbio DSG

3 formas de valorizar a reforma de transmissão para o clientes de sua loja

Quanto dura uma transmissão reformada

5 erros mais comuns que podem arruinar sua transmissão automática

Problemas com a temperatura de trabalho da transmissão automática

Qual é o tipo de óleo de câmbio automático que eu preciso?

A troca de fluido com máquina de flushing

Diagnósticos com Teste de Vácuo Sonnax

    143100
    2