top of page
  • Foto do escritorEquipe Automatik - Sivuca

Converter um carro automático para manual?

Atualizado: 27 de abr. de 2023

É possível? Faz sentido?


O resumo é que não é uma boa ideia, mas vamos entender os motivos.


Não é raro escutar essa pergunta. Diferente de vários outros países, o brasileiro aprendeu a dirigir um carro equipado com câmbio manual. Isso mesmo, pisa na embreagem, coloca primeira, acelera um pouco, solta a embreagem devagar até o carro começar a se mover, acelera, troca de marchas... reduz, pisa na embreagem, pisa no freio... É assim que a maioria dos brasileiros viveu sua vida de motorista.



Embora seja apenas uma piscada de olhos no mundo do automóvel, mudar hábitos enraizados não é nada fácil. Acostumar-se com um pé de breque enorme, e a ausência do pedal da embreagem é pouco comparado àquela alavanca estranha que não se pode tocar.

O que? não se pode "cambiar"?

Para alguém que adora câmbio automático, o texto acima pode se aproximar do ridículo, mas gosto é gosto, temos que respeitar e muita gente termina fazendo um "ótimo" negócio ao comprar um carro automático para descobrir duas coisas:

1) Detesta o câmbio automático

2) O câmbio, dizem que por puro ressentimento, resolve quebrar e aí o sujeito descobre que não custa nada barato arrumar.

Então surge a pergunta: E se eu mudar esse câmbio para manual? Vou voltar a ser feliz!


Pois bem, Joãozinho... se você chegou até aqui, está preparado para qualquer tipo de notícia. A primeira é que sim, existe a possibilidade de se trocar um câmbio automático por um manual, isso irá depender completamente de cada caso a ser estudado.


É preciso considerar algumas limitações que poderão desencorajar até os mais decididos, e a primeira delas é o fato de que praticamente todos os carros mais modernos, equipados com sistemas eletrônicos, irão se recusar a permitir a troca, já que numa boa parcela, o módulo gerenciador da injeção eletrônica, também gerencia a transmissão. Naqueles que isso não acontece, o módulo também terá de ser trocado.


Além disso, teremos de retirar o pedal e tudo o que vem pendurado nele para trocar por um compatível com o câmbio manual. Em muitos casos, o sistema de freio trabalha junto com a transmissão também o que termina também inviabilizando a troca.

Ainda, teremos de arrumar espaço físico para a nova transmissão que vai ganhar não apenas uma embreagem, mas também o pedal que precisará ser instalado no assoalho do veículo. Os eixos também irão embora, junto com o sistema de coxins e fixações, além do motor de arranque e toda a parafernália interna (alavanca, console, varetas, etc). Muitas vezes, o chassis do carro automático não permitirá essa modificação, por ser projetado para acolher aquela transmissão automática específica. Isso também poderá acontecer com o sistema de arrefecimento que também poderá não permitir a substituição.




O interessante de nossa conversa é que sequer tocamos no assunto custo, o que serve de incentivo para continuarmos escrevendo, já que se for para levar o custo em consideração, o artigo nem teria nascido.


De fato, Joãozinho, trocar o câmbio de automático para manual é algo parecido com transplante de cérebro. Talvez o barão Von Frankenstein tenha tido sucesso, mas o resultado final foi uma criatura, não muito, digamos... sociável.


A esta altura do texto, você já deve ter percebido que minha missão é desencorajar a troca, por vários motivos que inviabilizam a operação, mas se mesmo assim, você quiser conversar conosco pessoalmente, venha nos fazer uma visita na Automatik, será um prazer imenso conversar com você e te mostrar tudo o que a gente sabe sobre esse assunto tão delicioso que é o mundo das transmissões automáticas.


A Automatik comercializa vários modelos de câmbio automático reformados para troca, assim se seu câmbio está de fato arruinado, você pode ainda trocar por um idêntico em perfeito estado, não há a menor dúvida que será uma operação infinitamente mais viável e coerente, além de mais barata e rápida.


Entre em contato com nosso atendimento clicando aqui



18.839 visualizações7 comentários

Posts recentes

Ver tudo

7 Kommentare


Fernando Jung
Fernando Jung
24. Okt. 2023

tem como resetar um modulo de um carro automatico para manual sem um escaner

Gefällt mir

Libras em Ação
Libras em Ação
24. Okt. 2023

Agradeço pela informação eu iria realizar a troca porém depois desta explicação decidi ficar com automático

Gefällt mir

John Esrom
John Esrom
23. Apr. 2023

Na verdade o que nos falta é mecanicos bons com experiencia suficiente para fazer um swap de sucesso, na verdade existe, mas são raros, como essa página (empresa) é voltado para cambio automatico, claro que eles vão querer vender o peixe deles. Tenho um Focus PowerShift e meu sonho é achar alguém que faça um swap de cambio, até existe, mas infelizmente moram em outro estado.

Gefällt mir
Equipe Automatik - Sivuca
Equipe Automatik - Sivuca
26. Apr. 2023
Antwort an

A questão não é tão simples, John. Além das questões lógicas no que diz respeito a parte eletrônica, existem sérios problemas logísticos para alojar uma transmissão completamente diferente num espaço que não foi projetado para ela. Como foi explicado no texto, não é impossível, porém de viabilidade altamente questionável tanto no que diz respeito ao processo, quanto ao custo.

Gefällt mir

Mario Bergamo
Mario Bergamo
12. Dez. 2022

Parabéns pela matéria. Mas e o inverso, isto é, a troca de câmbio mecânico para automático? Tenho um Citroën C4 Cactus manual e gostaria de convertê-lo para automático. É possível? É muito caro?

Gefällt mir

dholanda.daniel
22. Nov. 2022

E quando o carro é mais valorizado com câmbio manual e que todas as necessidade como espaço e entradas estão prontas para conversão, como no caso da BMW E36? Gostaria de saber sobre o processo de regularização junto ao Detran.

Gefällt mir
bottom of page