É possível? Faz sentido?
O resumo é que não é uma boa ideia, mas vamos entender os motivos.
Não é raro escutar essa pergunta. Diferente de vários outros países, o brasileiro aprendeu a dirigir um carro equipado com câmbio manual. Isso mesmo, pisa na embreagem, coloca primeira, acelera um pouco, solta a embreagem devagar até o carro começar a se mover, acelera, troca de marchas... reduz, pisa na embreagem, pisa no freio... É assim que a maioria dos brasileiros viveu sua vida de motorista.
Embora seja apenas uma piscada de olhos no mundo do automóvel, mudar hábitos enraizados não é nada fácil. Acostumar-se com um pé de breque enorme, e a ausência do pedal da embreagem é pouco comparado àquela alavanca estranha que não se pode tocar.
O que? não se pode "cambiar"?
Para alguém que adora câmbio automático, o texto acima pode se aproximar do ridículo, mas gosto é gosto, temos que respeitar e muita gente termina fazendo um "ótimo" negócio ao comprar um carro automático para descobrir duas coisas:
1) Detesta o câmbio automático
2) O câmbio, dizem que por puro ressentimento, resolve quebrar e aí o sujeito descobre que não custa nada barato arrumar.
Então surge a pergunta: E se eu mudar esse câmbio para manual? Vou voltar a ser feliz!
Pois bem, Joãozinho... se você chegou até aqui, está preparado para qualquer tipo de notícia. A primeira é que sim, existe a possibilidade de se trocar um câmbio automático por um manual, isso irá depender completamente de cada caso a ser estudado.
É preciso considerar algumas limitações que poderão desencorajar até os mais decididos, e a primeira delas é o fato de que praticamente todos os carros mais modernos, equipados com sistemas eletrônicos, irão se recusar a permitir a troca, já que numa boa parcela, o módulo gerenciador da injeção eletrônica, também gerencia a transmissão. Naqueles que isso não acontece, o módulo também terá de ser trocado.
Além disso, teremos de retirar o pedal e tudo o que vem pendurado nele para trocar por um compatível com o câmbio manual. Em muitos casos, o sistema de freio trabalha junto com a transmissão também o que termina também inviabilizando a troca.
Ainda, teremos de arrumar espaço físico para a nova transmissão que vai ganhar não apenas uma embreagem, mas também o pedal que precisará ser instalado no assoalho do veículo. Os eixos também irão embora, junto com o sistema de coxins e fixações, além do motor de arranque e toda a parafernália interna (alavanca, console, varetas, etc). Muitas vezes, o chassis do carro automático não permitirá essa modificação, por ser projetado para acolher aquela transmissão automática específica. Isso também poderá acontecer com o sistema de arrefecimento que também poderá não permitir a substituição.
O interessante de nossa conversa é que sequer tocamos no assunto custo, o que serve de incentivo para continuarmos escrevendo, já que se for para levar o custo em consideração, o artigo nem teria nascido.
De fato, Joãozinho, trocar o câmbio de automático para manual é algo parecido com transplante de cérebro. Talvez o barão Von Frankenstein tenha tido sucesso, mas o resultado final foi uma criatura, não muito, digamos... sociável.
A esta altura do texto, você já deve ter percebido que minha missão é desencorajar a troca, por vários motivos que inviabilizam a operação, mas se mesmo assim, você quiser conversar conosco pessoalmente, venha nos fazer uma visita na Automatik, será um prazer imenso conversar com você e te mostrar tudo o que a gente sabe sobre esse assunto tão delicioso que é o mundo das transmissões automáticas.
A Automatik comercializa vários modelos de câmbio automático reformados para troca, assim se seu câmbio está de fato arruinado, você pode ainda trocar por um idêntico em perfeito estado, não há a menor dúvida que será uma operação infinitamente mais viável e coerente, além de mais barata e rápida.
Entre em contato com nosso atendimento clicando aqui
tem como resetar um modulo de um carro automatico para manual sem um escaner
Agradeço pela informação eu iria realizar a troca porém depois desta explicação decidi ficar com automático
Na verdade o que nos falta é mecanicos bons com experiencia suficiente para fazer um swap de sucesso, na verdade existe, mas são raros, como essa página (empresa) é voltado para cambio automatico, claro que eles vão querer vender o peixe deles. Tenho um Focus PowerShift e meu sonho é achar alguém que faça um swap de cambio, até existe, mas infelizmente moram em outro estado.
Parabéns pela matéria. Mas e o inverso, isto é, a troca de câmbio mecânico para automático? Tenho um Citroën C4 Cactus manual e gostaria de convertê-lo para automático. É possível? É muito caro?
E quando o carro é mais valorizado com câmbio manual e que todas as necessidade como espaço e entradas estão prontas para conversão, como no caso da BMW E36? Gostaria de saber sobre o processo de regularização junto ao Detran.