top of page
  • Foto do escritorEquipe Automatik - Sivuca

Converter um carro automático para manual?

Atualizado: 27 de abr. de 2023

É possível? Faz sentido?


O resumo é que não é uma boa ideia, mas vamos entender os motivos.


Não é raro escutar essa pergunta. Diferente de vários outros países, o brasileiro aprendeu a dirigir um carro equipado com câmbio manual. Isso mesmo, pisa na embreagem, coloca primeira, acelera um pouco, solta a embreagem devagar até o carro começar a se mover, acelera, troca de marchas... reduz, pisa na embreagem, pisa no freio... É assim que a maioria dos brasileiros viveu sua vida de motorista.



Embora seja apenas uma piscada de olhos no mundo do automóvel, mudar hábitos enraizados não é nada fácil. Acostumar-se com um pé de breque enorme, e a ausência do pedal da embreagem é pouco comparado àquela alavanca estranha que não se pode tocar.

O que? não se pode "cambiar"?

Para alguém que adora câmbio automático, o texto acima pode se aproximar do ridículo, mas gosto é gosto, temos que respeitar e muita gente termina fazendo um "ótimo" negócio ao comprar um carro automático para descobrir duas coisas:

1) Detesta o câmbio automático

2) O câmbio, dizem que por puro ressentimento, resolve quebrar e aí o sujeito descobre que não custa nada barato arrumar.

Então surge a pergunta: E se eu mudar esse câmbio para manual? Vou voltar a ser feliz!


Pois bem, Joãozinho... se você chegou até aqui, está preparado para qualquer tipo de notícia. A primeira é que sim, existe a possibilidade de se trocar um câmbio automático por um manual, isso irá depender completamente de cada caso a ser estudado.


É preciso considerar algumas limitações que poderão desencorajar até os mais decididos, e a primeira delas é o fato de que praticamente todos os carros mais modernos, equipados com sistemas eletrônicos, irão se recusar a permitir a troca, já que numa boa parcela, o módulo gerenciador da injeção eletrônica, também gerencia a transmissão. Naqueles que isso não acontece, o módulo também terá de ser trocado.


Além disso, teremos de retirar o pedal e tudo o que vem pendurado nele para trocar por um compatível com o câmbio manual. Em muitos casos, o sistema de freio trabalha junto com a transmissão também o que termina também inviabilizando a troca.

Ainda, teremos de arrumar espaço físico para a nova transmissão que vai ganhar não apenas uma embreagem, mas também o pedal que precisará ser instalado no assoalho do veículo. Os eixos também irão embora, junto com o sistema de coxins e fixações, além do motor de arranque e toda a parafernália interna (alavanca, console, varetas, etc). Muitas vezes, o chassis do carro automático não permitirá essa modificação, por ser projetado para acolher aquela transmissão automática específica. Isso também poderá acontecer com o sistema de arrefecimento que também poderá não permitir a substituição.




O interessante de nossa conversa é que sequer tocamos no assunto custo, o que serve de incentivo para continuarmos escrevendo, já que se for para levar o custo em consideração, o artigo nem teria nascido.


De fato, Joãozinho, trocar o câmbio de automático para manual é algo parecido com transplante de cérebro. Talvez o barão Von Frankenstein tenha tido sucesso, mas o resultado final foi uma criatura, não muito, digamos... sociável.


A esta altura do texto, você já deve ter percebido que minha missão é desencorajar a troca, por vários motivos que inviabilizam a operação, mas se mesmo assim, você quiser conversar conosco pessoalmente, venha nos fazer uma visita na Automatik, será um prazer imenso conversar com você e te mostrar tudo o que a gente sabe sobre esse assunto tão delicioso que é o mundo das transmissões automáticas.


A Automatik comercializa vários modelos de câmbio automático reformados para troca, assim se seu câmbio está de fato arruinado, você pode ainda trocar por um idêntico em perfeito estado, não há a menor dúvida que será uma operação infinitamente mais viável e coerente, além de mais barata e rápida.


Entre em contato com nosso atendimento clicando aqui



18.456 visualizações7 comentários

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp.png
bottom of page