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  • Foto do escritorEquipe Automatik - Sivuca

Os problemas com o caro câmbio automático 01M

Atualizado: 12 de jun. de 2023

Entenda os problemas crônicos da transmissão automática 01M que equipa a linha VW e Audi de 1996 a 2006 


Audi e VW – Câmbio 01M com problemas
Audi e VW – Câmbio 01M com problemas

Aqui na Automatik, temos recebido inúmeras solicitações e dúvidas sobre a antiga e problemática transmissão 01M que equipa grande parte da linha VW e Audi desde 1996 ate 2006. Infelizmente o reparo é caro devido a vários problemas crônicos. Embora não estejamos mais fazendo reparos no 01M devido ao escasso fornecimento de peças dessa transmissão, achamos que é uma ótima ideia procurar esclarecer aqui, alguns destes problemas, de forma suavizar o caminho do cliente que possui um carro equipado com esta transmissão e que infelizmente, pode vir manifestar defeito.



Você está rodando feliz com seu A3 ou com seu Golf equipado com a macia e precisa transmissão 01M quando começa a sentir alguns (ou todos) os sintomas abaixo:


  1. Transmissão travando em 1 marcha depois de quente

  2. Patinação e ou tranco na troca de 2-3

  3. Motor apagando ou forte tentativa de tração ao engatar Drive ou Ré ( aplicação incorreta de TCC )

  4. Câmbio travando em 3 marcha ( emergência )

  5. Câmbio desengatando primeira marcha após aquecido, seguido de forte tranco ao se tentar sair.

Nessa hora dá uma tristeza danada, afinal escutar sobre defeitos ou quebras em transmissão automática, é como notícia de gato que subiu no telhado. Pior ainda está acontecendo com você!! Seus planos mais imediatos começam a desmoronar como castelos de cartas, alguma coisa precisa ser feito e é agora! A concessionária é a primeira a te aterrorizar com um orçamento digno do Itaquerão, será que seus dias de carro alemão estão chegando ao fim? Descubra o que se passa lendo o restante do texto. Mas porque ela é tão problemática? Por que seu conserto é tão crítico e custa tão caro?


Cinta Flexível do 01M “cozida” a 150ºC!!
Cinta Flexível do 01M “cozida” a 150ºC!!

O 01M É uma transmissão de 4 velocidades eletronicamente controlada e com radiador embutido no próprio câmbio. Costumeiramente, o diferencial, está mergulhado no fluido da transmissão. Já na 01M, este possui uma câmara separada e usa um fluido específico para diferencial. A alta temperatura de trabalho é um dos maiores vilões do dia a dia do 01M. Percebemos que por trabalhar a incríveis 130ºC, podendo facilmente chegar a 150ºC, é muito comum encontrar suas pecas internas literalmente cozidas, especialmente aquelas feitas em borracha, além da cinta flexível. Para piorar, o trocador de calor entope com uma facilidade acima do normal, o que abrevia sua vida útil. Uma de nossas primeiras atitudes é sugerimos a substituição do trocador de calor sempre que a temperatura estiver trabalhando acima dos 130 graus.


Diferencial do 01M destruído por falta de lubrificação.
Diferencial do 01M destruído por falta de lubrificação.

O Diferencial


Outro problema crônico do 01M acontece no diferencial. Ele costuma apresentar defeito no rolamento, literalmente explodindo e inclusive, atingindo de forma irremediável a carcaça do câmbio que se quebra de forma irreparável.


O vilão da história é uma pegadinha que não perdoa os mecânicos pouco experientes, pois o uso de um fluido exclusivo para o diferencial, o que é muito incomum na maioria dos câmbios, termina passando despercebido para alguns menos atentos, que muitas vezes simplesmente se esquecem de adiciona-lo e entregam o carro para o cliente com o diferencial completamente seco. O capítulo seguinte é a destruição do diferencial.

Pode parecer incrível que isso possa acontecer, mas os casos se acumulam e frequentemente somos visitados por clientes que passaram por este tipo de drama e terminam em nossa porta atrás de uma solução.


Desgaste na região da flange da bomba
Desgaste na região da flange da bomba

A Bomba de Fluido Principal


Verificamos também com grande frequência, a destruição da bomba de fluido principal, item caro e cada vez mais difícil de encontrar. A região da flange da bomba se desgasta dando início a um processo altamente destrutivo.


Outro item bastante problemático é o chicote interno da transmissão em que neste modelo os engenheiros usaram uma cinta flexível, como aquelas usadas no interior de aparelhos como celular e laptops, como trabalha mergulhada no fluido a altíssimas temperaturas. Infelizmente, a vida útil desta fita é bem reduzido. Por estes motivos é muito comum encontrarmos clientes descontentes com carros equipados com transmissão 01M, que já pagaram por reformas caríssimas e chegam até nós exaustos e com transmissões ainda causando revezes.


Infelizmente estamos diante de uma transmissão automática que não aceita reparos parciais, os pistões revestidos de borracha devem ser trocados, mesmo tendo passado nos testes, o conversor obrigatoriamente deve ser devidamente reparado, o radiador e a cinta devem ser trocados mesmo que pareçam bons, o câmbio JAMAIS pode ser enchido com fluido mineral Dexron III, pois devido a alta temperatura de trabalho deve-se utilizar exclusivamente fluido sintético de qualidade. O fluido do diferencial também precisa ser sintético.


A parte elétrica externa ao câmbio também precisa ser verificada, pois também é muito problemática, especialmente o módulo, o conector do módulo e o chicote na região do câmbio, que são itens que frequentemente apresentam problemas em veículos que usam a problemática 01M.

A experiência nos mostrou que um trabalho realmente completo é a chave do sucesso no reparo da 01M. Aqui, não há espaço para consertos “econômicos” e muito menos para aquela famosa “garibada” para venda.


A problemática válvula reguladora do conversor de torque.
A problemática válvula reguladora do conversor de torque.

Entretanto, é essencial que fique muito claro que enquanto a maioria das transmissões automáticas apresenta defeitos mais ou menos padronizados, que atingem uma determinada parte mais sensível ou crítica do câmbio, o 01M é um universo de complicações e seu reparo nunca é simples, nem rápido e muito menos barato.

Para terminar o artigo, vamos conferir os sintomas mais comuns apresentados acima e fazer uma análise específica de cada um deles.


  1. Transmissão travando em 1 marcha depois de quente. Análise: O aquecimento excessivo é o gatilho deste sintoma. Sempre que a temperatura ultrapassa os 140 graus, o 01M tende a segurar em primeira ou segunda marcha. As causas variam e podem ser: a) trocador de calor ineficiente b) corpo de válvulas problemático c) defeito eletrônico (o sistema informa à central uma temperatura mais alta do que a real).

  2. Patinação e ou tranco na troca de 2-3 Análise: Patinação significa que você acelera, o motor sobe de giro e o carro não responde com força. Esta patinação geralmente é acompanhada de breve desengate na troca. O RPM sobe rapidamente e observa-se trancos. Isto está relacionado à problemas de vazamento hidráulico no pistão de aplicação. Centrais desprogramadas costumam apresentar este sintoma também, neste caso sugerimos sempre fazer a reprogramação do módulo do câmbio como medida inicial.

  3. Motor apagando ou forte tentativa de tração (tranco) ao engatar Drive ou Ré (aplicação incorreta de TCC) Análise: A aplicação do TCC indevida, além de causar o sintoma acima causa outros sintomas como trancos e trocas irregulares. Verificamos algumas vezes defeito no corpo de válvulas que causou estes sintomas, além também, de solenoides problemáticos.

  4. Câmbio travando em 3 marcha (emergência) Análise: este sintoma geralmente é causado por defeitos de circuito ou sensores. São falhas que são interpretadas pelo módulo, como defeitos e terminam aplicando a 3ª marcha por segurança (modo emergência). No caso do 01M, desgraçadamente nenhuma luz indica ao motorista que o câmbio entrou em emergência.

  5. Câmbio desengatando primeira marcha após aquecido, seguido de forte tranco ao se tentar sair. Análise: este sintoma está relacionado com um vazamento de pressão no pacote de marcha à frente, muito comum depois de aquecido. A correção requer abertura da transmissão para reparo na integridade hidráulica do pacote.

5.713 visualizações4 comentários

4 Comments


Ricardo C
Ricardo C
Aug 15

é possível converter um carro desse automático para manual?

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Mutley Medalha
Mutley Medalha
Sep 27, 2023

Boa Tarde a todos, estou com Passat VR6 1995 parado já a algum tempo pela segunda x devido a caixa 01M. Gostaria muito de manter o carro original, mas não aguento mais esta caixa, gostaria de saber se alguns dos senhores saberia me informar qual caixa pode ser colocada no lugar da 01M.


Muito Obrigado

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Cantor Geninho
Cantor Geninho
Jul 23, 2023

Tivemos um New Beetle 2001 na família, preto, top de linha. Roda 17, pneu 225. Era sucesso por onde passava! Triste era esse maldito câmbio. Em Apenas 8 meses, teve que abrir o câmbio 3 vezes e gastou R$ 14.000 de manutenção! A caixa precisava de 2 óleos diferentes e um deles era o mesmo usado em sistema hidráulico de avião, resistente a temperaturas extemas. Importado, custava R$ 75,00/litro 13 anos atrás e acho que usa 9 litros. Às vezes as oficinas e postos de gasolina te oferecem troca de óleo, e sem saber completam o câmbio com óleo Dexron. Fica uma maravilha, por uns dias, até você andar no engarrafamento num dia de calor, e ter que arrancar no…

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roberto_gpo
Dec 18, 2022

O meu carro está com um deste problema..qual atinge uma temperatura alta o câmbio fica em primeira marcha .. após esfriar volta ao normal ..o que poderia ser este defeito??

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