top of page
  • Foto do escritorEquipe Automatik - Sivuca

A Troca de Óleo do Câmbio Automático

Atualizado: 19 de mar. de 2023






Aumente a vida de sua transmissão automática, trocando o óleo regularmente

máquina de flushing troca de fluido de câmbio automático
Painel da máquina de Flushing, responsável pela maioria das trocas de fluido de transmissão automática.

Substituir regularmente o óleo da transmissão é uma necessidade, assim como trocar o óleo do motor. Embora tenham uma durabilidade muito maior (variando conforme o tipo), o óleo do câmbio automático também fica velho sua troca regular aumenta drasticamente a longevidade da transmissão de seu carro.

A Automatik está equipada com máquinas de flushing que é capaz de fazer uma verdadeira diálise do fluido da transmissão. Com a máquina, conseguimos garantir praticamente 99% de substituição do fluido enquanto que pelo método convencional de decantação por gravidade, apenas cerca de 50% do fluido é substituído.


Por que isso acontece?

Isto acontece porque uma boa parte do óleo fica retida nas partes internas do câmbio (conversor de torque e radiador). A máquina resolve o problema porque a troca é feita com a transmissão funcionando, com o fluido em circulação. O óleo novo entra por um lado enquanto o velho sai pelo outro.

Entretanto, nem todos os veículos podem ter o fluido trocado com a máquina de flushing devido a questões logísticas ou da própria natureza do projeto da transmissão. Quando isso não é possível, fazemos a troca pro decantação, onde apesar de não se conseguir fazer uma troca de 100%, ainda podemos dar uma "vida nova" ao fluido velho que ali está.


Na troca por escoamento simples, a maior parte do óleo fica alojada dentro do conversor de torque e do radiador

Assim como em qualquer outra estrutura mecânica, as peças metálicas estão em contato umas com as outras. No caso da transmissão automática, temos também a presença dos discos de embreagem que são feitos de material abrasivo que com o tempo, desprende partículas que começam a circular dentro da transmissão.​​

Estas partículas vão se alojando no filtro, enquanto que uma parte das partículas metálicas ficam grudadas nos ímãs presentes no interior do câmbio.


Com a máquina de Flushing, o óleo velho é empurrado para fora da transmissão enquanto o novo entra pelo outro lado. A troca chega a 100%

Com o passar do tempo, não há milagre, as características de viscosidade do fluido chegarão a um determinado grau de comprometimento e as consequências serão o comprometimento, o rápido desgaste e até destruição da transmissão.

Se substituirmos o fluido periodicamente, evitamos estes aborrecimentos e principalmente, a necessidade de ter de arcar com o alto custo de reparo de transmissões automáticas.

Por que tão caro?
Uma queixa não muito rara é que o preço da troca de óleo de câmbio é cara. Será verdade? Saiba mais clicando nesse link

6.761 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page