top of page
  • Foto do escritorEquipe Automatik - Sivuca

Problemas na Mecatrônica do DSG DQ381 Tiguan e sua transmissão automática dupla embreagem

Atualizado: há 6 dias



Como conhecedores do Volkswagen Tiguan com a transmissão DSG DQ381, nós da Automatik gostaríamos de compartilhar algumas informações importantes sobre possíveis problemas, especialmente relacionados à falha na mecatrônica.


A caixa de câmbio DQ381 foi projetada como


mecatrônica câmbio DQ381 Tiguan
A unidade mecatrônica da transmissão DQ381 do Tiguan

uma versão mais compacta e leve da DQ500, com foco em melhorar o consumo de combustível e reduzir as emissões de CO2. Ela equipa veículos de tração dianteira e integral na plataforma MQB, como Audi A3, Volkswagen Golf, e outros modelos da Seat e Skoda.

A letra D do DQ381 significa "Dupla Embreagem" enquanto a letra Q significa "Quere" que em alemão significa Transversal, o que diz respeito ao posicionamento do conjunto no cofre do motor. As transmissões longitudinais de dupla embreagem são as DL, que usa a letra L da palavra "Längs" que significa longitudinal em alemão. Apesar dos avanços em termos de confiabilidade, ainda podem surgir defeitos de fabricação e componentes que apresentam falhas, especialmente na mecatrônica Volkswagen Tiguan DQ381.


A falha na mecatrônica DQ381 é mais comum do que imaginávamos. Quando esse componente apresenta problemas, é possível observar sintomas como ausência de marchas ímpares, perda intermitente de marchas, modo de segurança e até a perda completa de todas as marchas. Durante o diagnóstico digital, identificamos códigos de falha relacionados aos sensores de posição da embreagem, que persistem mesmo após serem resetados, indicando a necessidade de resolução do problema.


Se você está enfrentando esses problemas na transmissão DSG DQ381 do seu Tiguan, ou de outro modelo, pode ter sido aconselhado na concessionária a substituir a mecatrônica, o que pode ser bastante caro. Além disso, será necessária a reprogramação do veículo, gerando despesas adicionais. Infelizmente, devido aos defeitos que não foram corrigidos pelo fabricante, essa substituição pode não resolver o problema de forma definitiva, deixando-o na mesma situação anterior.


Na Automatik, oferecemos uma solução mais eficaz...


Nosso serviço de teste e reconstrução foi desenvolvido para quebrar esse ciclo. Vamos reconstruir sua mecatrônica DQ381 e fornecer garantia. Utilizamos componentes de alta qualidade, superiores aos originais, garantindo a eliminação dos problemas futuros. Tudo isso será feito em 2-3 dias úteis, sem a necessidade de reprogramação, para que você possa voltar para as ruas o mais rápido possível.


Sintomas Comuns de Falha:


- Perda intermitente de marchas

- Ausência total de seleção de marchas

- Ficar preso em uma marcha

- Troca de marchas irregular

- Modo de segurança ativado

- Ausência de marchas ímpares: 1, 3, 5 e 7

- Falhas frequentes em condições aquecidas ou após longos trajetos


Veículos Afetados:


- Audi A3 (2017 – 2019)

- Audi S3 (2016 – 2018)

- Volkswagen Arteon (2017 – 2021)

- Volkswagen Golf (2017 – 2020)

- Volkswagen Tiguan (2016 – 2020)


Remoção e Reinstalação:


Oferecemos um serviço completo de teste e reconstrução que garante o funcionamento regular da sua mecatrônica DQ381. Para mais informações sobre esta transmissão DSG DQ381, entre em contato conosco.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page